20 maio 2017

Blogger X Wordpress X Tumblr X Wix


Blogueiros por hobbie, blogueiros prossionais ou blogueiros por “não estarem fazendo nada, vamos criar um blog”, são vários os tipos de blogs e blogueiros que temos espalhados ai na web, e com o passar dos anos os números vão só subindo. Blogueiros antigos, blogueiros mais novos. Blogs com maior tempo na web, blogs recentes. O que importa? O conteúdo de quem faz o blog? Ou a plataforma de quem pública? Visando tirarmos algumas dúvidas que veem afligindo muitos na hora de criar um blog ou de mudar de plataforma, a Women Rocker (vulgo Karolini Barbara), foi atrás de histórias e experiências de quem já passou e passa pelos “excessos” que a internet vem apresentando.

Atualmente temos quatro plataformas muito conhecidas na web: Blogger, Wordpress, Wix e o Tumblr. Muitos blogueiros ficam com dúvidas em relação a que plataforma melhor se adequaria a sua necessidade especifica. No entanto, como temos “N’s” tipos de blogueiros por toda web, nem sempre sabemos por onde começar. O que podemos perceber é que muitos blogueiros começam com o Blogger, uma plataforma mais simples e gratuita. É uma regra começar com o blogger? Claro que não. Temos muitas blogueiras que começaram direto com o Wordpress, como é o caso da Clayci Oliveira, que está ativa na blogosfera durante 10 anos. Quem deu a dica de que tipo de plataforma usar foi o seu diagramador, “Quando comprei meu domínio na época a pessoa que fez a diagramação me sugeriu e como não sabia a diferença aderi e não me arrependo.”, explica a blogueira.

Clayci Oliveira hoje pública pelo Sai da Minha Lente, seu atual e diversificado blog. Mas, quando a mesma começou foi apenas por um puro hobbie. “Na época era um diário. Meu primeiro blog não tinha meu perfil. Eu desabafava apenas. Tinha 17 anos e além de ser tímida, tinha dificuldade para me relacionar. Depois fiz blog com algumas amigas virtuais, disponibilizávamos gifs que era moda (risos). E depois criei um para tentar a vida de programadora, deixei de lado. E por fim criei o blog para compartilhar as coisas que eu gosto e não falar muito da minha vida pessoal”.

Babi Dias do blog Necessaire da Diva utiliza o Wordpress.org e explica que é bem diferente e melhor que o Wordpress.com. “Eu uso essa plataforma o WordPress.org porque tenho um blog mais profissional, de tecnologia superior ao Blogger e Wix, por exemplo, com layouts gratuitos muito bons pra quem no início não pode comprar um, layouts lindos, rapidez para abrir o seu blog em comparação a outras plataformas, e um SEO de última geração e que deixa o Blogger e o Wix no chinelo mesmo.”. Assim, como muitos outros blogueiros espalhados pela web Babi Dias começou pelo Blogger (ou Blogspot), no entanto, a mesma achou a plataforma com poucos recursos e mais complicada para alterações posteriores. Ainda sim, a blogueira explica que tentou utilizar o Wix também, porém não se tornou seu “queridinho” como o Wordpress, “O Wix eu fiz um teste abrindo a página de alguns sites e demora muito pra abrir. E pra quem não sabe quem tem um site ou blog com o Wix o Google não o mostra nas buscas, um lixo de SEO. Sem um bom SEO prejudica muito na divulgação do seu blog.”, relata Babi.


O Wordpress com o passar do tempo se tornou o “queridinho” das blogueiras, para quem gostaria de possuir um domínio personalizado ou até mesmo um layout profissional acabava deixando o Blogger e migrando para o Wordpress. Como foi o caso da Carol Espilotro, que se encontra, mais ou menos, há sete anos ativos na blogosfera (pausa para três) pelo blog Espilotrissimo, do Blogger ela migrou para o Wordpress. Em sua experiência, blogueiras que querem ser profissionais devem migrar do Blogger para o Wordpress, “O Wordpress dá uma cara bem mais profissional, por realmente ser uma plataforma de site.”. O que nos faz entender que os blogs deixaram de ser “Diários de Bordo” e tornaram-se sites de entretenimento. Com toda certeza, aqueles que já passaram por algumas “eras” da web sentirão a mudança de vários anos atrás até hoje.

Mesmo assim, nem só de Wordpress vive a blogosfera, há aqueles que ainda preferem o Wix. Como é o caso da Hilda Machado e da Andy Vieira, as próprias afirmam que o Wix possui os melhores layouts para quem quer blogar. “Os layouts do blogger pecam um pouco mais, há alguns dias atrás eles adicionaram novos que estão mais bonitos, mesmo assim o Wix é o que tem os designers mais lindos, na minha opinião.”, explica Andy Vieira do blog Divagações da leitora. E com a Hilda também não é diferente, a mesma relata que se em algum momento ela tiver que migrar do Blogger para outra plataforma a sua “queridinha” será o Wix. “Se um dia eu migrar irei para o WIX, pois gosto muito de design e o WIX possibilita essa liberdade de inovar em relação aos Layouts e as ferramentas também são bem modernas. Nunca gostei do WordPress (o que usei achei limitadíssimo pois é o .COM).”, explica a blogueira do Sorriso Jovem.

Tornar-se Wordpress, Wix ou Blogger. As três plataformas, como já analisamos, possuem layouts free para aqueles que ainda não sabem mexer muito com HTML e que não entendem de programação, são plataformas com disponibilidade de hospedagens futuras e profissionalização. Mesmo assim, é válido lembrar que cada blogueiro é um blogueiro, e o que pode vir a “calhar” muito bem para um, pode não ser tão útil para outro. Como a tendência dos blogs têm sido acompanhar as grandes blogueiras, ou até mesmo tornar-se como elas (MariMoon, Just Lia, Lindsay Woods, etc), cada dia mais estes mesmos “diários de bordo” tornam-se sites de entretenimento.

Jaqueline Campos, autora do Asphyxia, é completamente #TeamBlogger, ela passou pelo wordpress e resolveu continuar com o blogger, “Achei a plataforma (Worpdress) bem organizada pra postar, mas ele tem uma cara "mais séria" que o Blogger, na minha opinião. O que desgostei totalmente é a inflexibilidade de edição dos Layouts. Acho que se a pessoa já sabe mexer com Web Design, os dois acabam sendo de igual validade. Mas o Blogger é mais simples e intuitivo de mexer.”. Flavia, autora do Memórias de Uma Guerreira, utiliza o Blogger há mais de dez anos e cita que a facilidade de alteração de códigos e o custo compensam, são pontos positivos da plataforma, contudo a queda do servidor tornou-se um ponto negativo, mesmo assim explica “Isso é comum para qualquer sistema/plataforma, poderiam estar experimentando algo novo, ou alterando algumas coisas e resultou nisso. Mas não é exclusividade do blogger isso, pode acontecer com wordpress, wix, qualquer outro.”. Aprofundando um pouco mais o assunto, questionei se a mesma trocaria de plataforma, “No momento não troco, eu não tenho ganhos com o blog pra manter uma plataforma paga. OWordpress.com nunca compensa, já tentei usar ele mas é horrível. Muitas blogueiras que já ganham dinheiro com o blog migraram pro wordpress.org pois ele é realmente melhor. Como não tenho condições me mantenho pelo blogger e tento adaptar meu blog da melhor maneira para que ele tenha bom conteúdo e seja achado com facilidade nas buscas do google.”.


Mesmo com muitas blogueiras se profissionalizando na área e tentando ganhar a vida com o blog, algumas ainda estão nessa área por “puro esporte”. Como é o caso da Ane Carol, uma das blogueiras do Profano Feminino. A mesma já teve vontade de trocar de plataforma, mesmo assim ainda não achou viável no momento. “O que me impediu de ir basicamente foram os custos. Como não ganho a vida com o blog para mim era um gasto desnecessário (vida de estudante não fácil). Não acho que para crescer você precise mudar de plataforma, mas é claro que dependendo da necessidade de cada um e sua proposta para o futuro do blog é importante investir em algo com maior funcionalidade e segurança.”. Thaís Regina, do Janela de Sorrisos, também está na web “por puro esporte”, “Eu nunca fiz o blog pra ter rendimentos, eu tô na blogsfera porque eu amo escrever, são longos 9 anos.”.

Já o Tumblr não é utilizado tanto por blogueiros de entretenimento, e sim mais para blogueiros-escritores. A plataforma Tumblr acabou ganhando espaço como “Diário de Bordo”, sendo ele um sistema interativo e moderno, atraindo assim jovens de muitas idades que precisavam “desabafar” ou até mesmo jovens escritores que precisam de um espaço para publicar seus textos. Assim como o Wordpress, o Wix e o Blogger, o Tumblr é viável em questão de layouts, existem muitos “sites” que disponibilizam themes para os mais variados gostos e desejos, além de ser também uma plataforma gratuita e de fácil acesso.

E mesmo com tantas opiniões diferentes em relação às plataformas e suas funcionalidades, as blogueiras não abrem mão de dizer que depende da necessidade de cada um, como a própria Jaqueline Campos citou “Acho que quem quer se profissionalizar pode usar as duas plataformas. Dado que o que vale é o conteúdo que irá ser escrito.”.

Então, será que temos uma pequena ideia de qual plataforma utilizar?


12 comentários:

  1. Adorei esse post, realmente é uma dúvida constante entre pessoas que querem virar blogueirxs. Eu já fui direto para o wordpress, o acho prático e muito bom. A parte dos designers é verdade, mas eu amo ele mais clean, então serviu para mim! Não há como escolher uma para ser a melhor, é só escolher a que encaixa com o que vc quer! XOXO, Kakau

    ResponderExcluir
  2. Sou do time que prefere o Wordpress, em minha opinião é muito difícil outra plataforma atingir o nível de personalização, autonomia e profissionalismo que ele nos dá. Entretanto como você mesmo disse há blogueiros de todos os portes e gostos.

    Agora o que realmente importa é a história que você conta, quando a história é boa, a plataforma não faz muita diferença, quando se tem uma boa história e se comunica de forma clara e objetiva, mais cedo ou mais tarde chegará no seu público.

    Parabéns pelo seu texto, muito bom e esclarecedor!

    André Sarti
    http://andresarti.com.br/blog/

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito desse post. Acho que tem uma pegada jornalística na forma como você o compôs. Eu criei o meu pelo wix. Faz pouco tempo, mas desde então estou satisfeita. Acho que o wix te dá várias opções e é ótimo para leigos. Beijos!

    www.brincandodeolivia.com

    ResponderExcluir
  4. Muito esclarecedor o seu post. Eu particularmente prefiro o Blogger, aprendi a trabalhar com ele e não penso em mudar. Como nossa colega disse acima o importante nem sempre é a plataforma, mas o conteúdo em si. Mas acredito que com recursos melhores o retorno tende a corresponder. Abraços 😊

    ResponderExcluir
  5. Só de ouvir falar no Wix eu faço cara feia, não aguento a propagando deles que começa 'todo mundo precisa de um site..." ahahaha
    Adorei a postagem, não sabia de algumas infos sobre os blogs que utilizam as plataformas há mais tempo.
    Eu tive uma experiência pequena com o Blogger recentemente, escrevendo para outro blog, mas como eram apenas as postagens, com acesso limitado, não posso comparar totalmente um com o outro. Mas, no aspecto de postagem, eu continuo preferindo o WP, que é onde tenho meu blog. :)
    xoxo

    ResponderExcluir
  6. Eu fiz o meu primeiro tumblr lá em 2008 e até fui uma das famosinhas hahahahah Mas era algo mais para desabafar com meus textos e fotos, não era exatamente para alguém ler. Já o wordpress não é uma plataforma que gostei. O wix eu odiei (nada contra quem use), mas ele não aparece tanto nas pesquisas além de ser pesado e como minhas fotos já são pesadas eu quero algo leve. O blogger é o melhor pra mim, é fácil de mexer e limpo. Se tu quer layouts mais profissional é só saber quem contratar e abrir a mão na hora que for comprar um template. No futuro ainda quero comprar um bom template, no momento eu só estou querendo brincar um pouco no meu blog :)
    Parabéns pelo blog e ótimo post!
    beijos!

    ResponderExcluir
  7. oi
    Eu já usei varias plataformas,como estas que você citou. Mas o Blogger é o meu favorito, eu uso até hoje e tenho meu blog a 6 anos :D
    bjo

    ResponderExcluir
  8. Quando eu decidi voltar a blogar, fui direto pro wordpress e gostei mas depois de um tempo, senti as limitações do layout, queria personalizar mais e não podia, até que veio as complicações na minha vida que acabaram afetando o blog, parei e quando me senti pronta pra voltar, migrei pro blogger novamente por conta da mobilidade em poder personalizar. Estou bem mais satisfeita agora.
    Agenda Aleatória

    ResponderExcluir
  9. Que Postagem mais útil!! eu comecei pelo blogger porque eu acho que ele é mais fácil assim... para começar, mas futuramente o WordPress para mim vai ser a melhor opção .

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bem? Que post mais interessante e completo. Acredito que escolher plataforma para ter um blog é quase como escolher uma cor, cada pessoa tem a sua preferida. Eu por exemplo tive um blog lá em 2010 (era blogger), na época era fácil trocar de layout, configurar alguns gadgets, e qualquer outra coisinha que precisasse. Fiquei sem blogar algum tempo e voltei a três anos também com blogger, porém meu namorado me aconselhou a experimentar o wordpress, ele é programador então achava mais fácil me ajudar em algo com que ele já trabalha. No início foi bem difícil me acostumar, tanto aprender PHP, SEO, e todas essas coisinhas que antes eram "exclusivas" do wordpress. Mas hoje dois anos depois tenho que concordar com meu namorado de que foi a melhor escolha. Não conheço o tumblr nem o wix, então não posso opinar sobre eles. Gostei muito de ler a opinião de outras blogueiras, acredito que a blogosfera é isso, uma troca de informações, de opiniões e crescimento mútuo. Parabéns! Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  11. Adorei seu post, pois está cheio de informações e exemplos. Como foi dito no final, o que conta é o conteúdo! EU não cheguei a explorar o Wordpress a fundo, mas pretendo um dia migrar para lá... não hoje, nem amanhã, pois não tenho investir nisso agora. Por ora, eu estou feliz no Blogger e ~acho~ que faço um trabalho legal por lá hehe. Parabéns pelo blog e pelo post :3

    ResponderExcluir
  12. Meu blog é pelo blogger, e eu curto bastante por ser mais simples de mexer e parece mais "pessoal". Eu já trabalhei em dois sites hospedados pelo wordpress e curto mexer por lá também, acho bacana pois tem como instalar ferramentas para SEO e etc. sempre me sinto tentada a mudar rs. Flores no Outono 

    ResponderExcluir